Luiz Eduardo Costa
Luiz Eduardo Costa, é jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências.
ROGÉRIO E VALDEVAN-90 JUNTOS POR SERGIPE
25/10/2022
ROGÉRIO E VALDEVAN-90 JUNTOS POR SERGIPE

Amigos para sempre.

O ex-deputado federal cassado Valdevan-90, anunciou seu apoio total e irrestrito à candidatura do senador Rogério Carvalho ao governo de Sergipe.

É perfeitamente normal que pessoas que têm afinidades se aproximem, se juntem, ou até se associem em empreitadas diversas. Ter afinidade é a condição necessária para que se formem parcerias, se constituam os grupos. 

Os homens da caverna descobriram que, ao formarem grupos, se tornavam mais fortes, e isso gerou os bandos dos que lutavam pela sobrevivência, tendo de subjugar animais para carneá-los, ou escaparem de ser por eles devorados. 

Com o tempo, surgiram as hordas, ou fratrias, empenhadas em fazer a guerra, também, para o culto às divindades primitivas.

Assim, criaram-se os exércitos e as religiões. E, em tempos mais avançados, quando o ser humano constatou que era mais fácil assaltar do que caçar, ou cultivar, apareceram as quadrilhas, essa forma de associação atravessou os séculos, e foi recebendo diversas denominações. Ficaram célebres alguns quadrilheiros ou mafiosos, nos Estados Unidos, onde encontraram um nome para aqueles mais ousados. Eram os jovens que ascendiam rapidamente na “carreira”, e se tornavam ricos e influentes: os “wiseguy”, (rapaz esperto). Alguns, encontraram o caminho da política.

Mas, não é disso que estamos aqui a tratar. São até desnecessárias, ou despiciendas, essas divagações, que fogem ao tema essencial.

Dizíamos, que o candidato Rogério recebeu o apoio do ex-deputado Valdevan-90, e isso nada mais é do que um somatório de forças, uma conjunção de interesses, uma estratégia política. Os dois, como políticos, têm justas ambições. Rogério, não satisfeito com o Senado, onde aliás já deixou a marca indelével de ter sido voto decisivo para a aprovação do orçamento secreto, mira, agora, o governo do estado, uma aspiração legítima, que exigirá dele, apenas, ou talvez, explicar melhor porque responde na Justiça a dezenas de processos por improbidade administrativa. Parece, que essa questão de probidade pessoal ainda tem algum peso na opção que o eleitor faz por um candidato.

Rogério, não deixa de ser um “wiseguy”, rapaz esperto, evidentemente, aqui, na melhor acepção do termo. É inteligente, sagaz, maleável, jeitoso, também feroz em certas circunstâncias, e assim, com todo esse arsenal de habilidades, poderá demonstrar que carrega, consigo, as indispensáveis qualificações para tornar-se o próximo governador de Sergipe. A associação feita às claras e sem rodeios com o ex-deputado Valdevan-90, lhe seria útil , lhe renderia votos?

Rogério, um “wiseguy, (rapaz esperto) não se amofina, sejam quais forem as circunstâncias.

Bastará, então, que ele afirme e reafirme: Eu, Rogério Carvalho e Valdevan-90, estamos unidos pelo interesse de Sergipe.

E ponto final.
 

Voltar