Luiz Eduardo Costa
Luiz Eduardo Costa, é jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências.
O Brasil e os diversos "Apagões"
08/04/2017
O Brasil e os diversos

Na era FHC eram frequentes os apagões. Descobriu-se, com eles, que o nosso sistema de geração e distribuição de energia elétrica estava um tanto sucateado, e que a energia resultante de hidrelétricas tornava-se ameaçada pelas rápidas mudanças climáticas. Começaram a reforçar o sistema construindo as termoelétricas, aquelas,  muito poluentes e que fazem subir a conta de luz quando  acionadas. Os  ¨apagões¨ que agora nos preocupam, e tornam cinzento o nosso futuro, são outros,  diferentes, abusivamente mais graves.      

É desanimador admitir:  estamos diante de um desafio a ser enfrentado por sucessivas gerações. Mas não temos nenhum direito de nos refugiar, de nos esconder atrás do biombo covarde da indiferença, ou lançarmos sobre o problema aquela pá de cal fatalista do pessimismo.
Ao longo da nossa  História,  atravessamos apagões  provocados pela maneira um tanto descuidada como costumamos jogar problemas para debaixo do tapete.

Quando Juscelino Kubitscheck deixou o governo completávamos um quinquênio virtuoso de realizações, de otimismo,  de muitas esperanças num país que crescia e se transformava para melhor. Um país que naquela época foi efetivamente marcado pela cordialidade  irradiando-se do   Estadista visionário e  conciliador.

JK foi substituído pelo carismático , maluco e ébrio Jânio Quadros. Houve um apagão entre os eleitores,  iludidos ,  e ele venceu a eleição derrotando o sisudo marechal Lott, que não sabia fazer  política, mas era digno e responsável. Com Jânio iniciamos a nossa trajetória fatídica pela era do ¨ non sense ¨,   essa  expressão francesa para a ausência de sentido, ou o choque com a lógica, e a razão.

A TV O BALÃO O AMOR A
REALIDADE E A FICÇÃO


Dia 3,  na  novela da Globo que  estreava, houve uma cena cujas consequências precisam ser  avaliadas. Um  jovem casal, no enlevo dos apaixonados, sentimento aliás transitório, chega, numa ansiosa ¨pegação ¨ até a ¨laje ¨ da casa, nas alturas de uma favela sobre um morro. Ele diz-lhe que  queria  mostrar um espetáculo no céu . Começa a aparecer um enorme balão do qual logo se destaca a chuva luminosa de fogos ,  e  surge numa faixa  a mensagem escrita: ¨ Eu te amo.¨

A moça fica deslumbrada, o companheiro lhe diz:  ¨ Fiz isso para você, consegui com meus amigos baloeiros. A novela é obra de ficção, aliás, sempre precedida pelo aviso :  ¨qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.¨


Em nosso país  o mais improvável absurdo, transforma-se em realidade. E em realidade cruel e perturbadora. No Rio  uma quadrilha que reunia o Governador, o Tribunal de Contas, certamente também Magistrados, esvaziou os cofres. Fecham hospitais. Sem segurança ,  escolas terão de construir muros de proteção. A Educação refugia-se nos bunkers. 

No Rio já morreram  56 policiais, este ano. No país todo morrem assassinados,  por ano, cerca de 50 mil seres humanos, alguns deles dentro de escolas,  crianças, atingidas por balas perdidas. Em nenhum outro país morrem tantas pessoas dessa maneira absolutamente  incomum, absurda. Talvez na Síria, devastada pela guerra, onde em 7 anos de ataques aéreos, uso de armas químicas, misseis, artilharia pesada, mais de 200 mil combatentes envolvidos na carnificina, o saldo horroroso dessa hecatombe, é de 400 mil mortos. A nossa espantosa cifra, chega, no mesmo período, a cerca de 300 mil mortes. O absurdo nos envolve,  desafia a própria ficção,  vai além do surreal.  

Tudo  resultante da nossa indolência, da  apatia dos poderes públicos em face da calamidade nacional. Somos uma Nação de sonâmbulos, vez por outra acordados pelos estampidos, e voltando a cochilar na indiferença.

Num país assim  dilacerado,  vulnerável,  assolado pela violência, pelos escândalos, uma  TV, que é concessão pública, e tem, constitucionalmente e por contrato ,  o dever de promover  a educação a cultura,   e a cidadania, parece desconhecer que mesmo a ficção também pode  transformar-se num mau exemplo contagioso.Por mais que sejamos ciosos da plena liberdade de expressão, da ilimitada fronteira da criação artística, sabe-se que soltar balão é crime, e baloeiros formam uma organização criminosa.

Balões, por vezes com mais de 10 metros , carregam um botijão de gás que alimenta o fogo central  aquecendo o ar  para que  subam.   Esses artefatos,   têm uma carga inflamável de fogos de artificio. Quando caem, provocam incêndios,   e sempre o  maior temor é que caiam sobre refinarias, postos de gasolina, depósitos de combustíveis. As  polícias , inclusive a federal, também a Aeronáutica, empenham-se em localizar as quadrilhas dos baloeiros, em acompanhar a rota dos balões.

No clima surrealista em que vivemos, nem mais espanta ou causa indignação um veículo da nossa mídia  televisiva,  concedida pelo Poder Público, repetimos, transformar um crime, uma atividade altamente danosa, em brincadeirinha inocente, utilizada por um apaixonado para fazer mimos à mulher amada.

Triunfantes os baloeiros dirão : ¨Tamo  na Globo. Vamo  soltar balão.¨    Depois, quantos irão recorrer a eles para  levaram via balão as suas mensagens apaixonadas, ou até  de publicidade?

A CHUVA DEVOLVE UM
POUCO DE ESPERANÇA

Há quem não acredite  no aquecimento global, mas, sendo ele ou não o causador das grandes transformações climáticas, o fato  indesmentível, é que essas mudanças   ocorrem,  são observadas no brevíssimo espaço do tempo de uma geração. O tempo geológico, o tempo cósmico, medido em milhões ou bilhões de anos para marcarem as  alterações drásticas no clima, ou na estrutura do planeta,   amesquinharam-se aos limites  ínfimos do tempo humano. Revela-se  que o rio Amazonas surgiu há 9 milhões de anos. Já se sabe, com o exemplo triste do São Francisco,   que um   volumoso   curso  d `água pode  tornar-se  exíguo em pouco tempo. 

Depois de 6 anos de estiagem, havia  ânsia pelas chuvas. Aracaju,  sob perspectiva de redução no abastecimento,  porque o Velho Chico encolhe, e os outros mananciais, a barragem do Poxim, o sistema Cabrita, necessitam de chuvas.

Um panorama desalentador. E eis que começaram os sinais da chuva prestes a cair. Ai ocorreu o fenômeno estranho: a trovoada seca  com  ribombar de trovões,  o riscar alumiado dos relâmpagos, tudo em vão,  a água não saiu das nuvens  escuras, pejadas de umidade, aptas ao partejar  que não aconteceu. A  água parecia atravessada no ventre da natureza. Finalmente,  o alongado nascimento da chuva, tão esperada, com   agonias, esperanças e rezas,    despejou-se do útero pastoso das nuvens.   Mas ainda não há razão para otimismo.

O meteorologista Overland  Amaral antecipou o roteiro das nuvens vindas da Bahia, entrando por Tobias Barreto e atravessando Sergipe, molhando o caminho com intensidade variada.    Overland advertiu ainda:  não irão desta vez  cair em algumas áreas do semiárido. Ele prevê novas precipitações.   Canindé, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararú, permanecem com suas terras , caatingas, riachos, barragens, tudo ressecado por um sol brilhando intenso e sem tréguas,  durante  6 anos sofridos.

TRUMP JÁ VAI À GUERRA

Aconteceu o que era esperado,  Donald Trump saiu a fazer guerra. Depois da chuva de mísseis sobre uma base aérea síria, ele surgiu na TV. Conteve o riso sempre sarcástico na boca de chupa ovo, e anunciou sério, contrito, grave, a represália que tomara  para responder ao bárbaro crime cometido pelo regime Sírio, acusado de usar gás venenoso e matar crianças. 

Mas tantas vezes os Estados Unidos já bombardearam escolas, hospitais, até uma cidade imensa como Bagdad onde vivem mais de 4 milhões de pessoas, também assistiram inermes e até apoiando o massacre com artilharia pesada feito por Israel contra a estreita e indefesa Faixa de Gaza, onde se espremem mais de um milhão de infelizes e desterrados palestinos. A guerra do Vietnam começou a acabar  quando a opinião publica, livre e democrática do país exigiu o fim do massacre ao ser divulgada a foto de uma menina correndo nua com as costas queimando pelo Napalm lançado por jatos americanos.

Não há inocentes nesses conflitos resultantes das conveniências geopolíticas onde se envolvem nações poderosas. Acontece  na Síria, aconteceu na Espanha, no Vietnam, no Laos, no Cambodja,  e continuarão acontecendo, ainda mais com um  Trump   querendo mostrar as garras e livrar-se das acusações graves sobre suas ligações secretas com Putin, que o ajudou na eleição.  Ele escolheu, no ataque que fez, um alvo distante das bases russas.

O FUTURO À TOA NA
NOITE DO ABANDONO

Faz tempo,  em Aracaju muito se falava e se sabia da importância que tinham os Juizes  que cuidavam  dos menores. Eram conhecidos muito bem,  a eles chegavam apelos, batiam às suas portas o sofrimento de famílias, o drama das crianças abandonadas, dos menores levados à delinquência. Lembremo-nos desses Juizes: Manoel Barbosa de Souza, Jose Conceição, Jose Rivaldo Santos. O ultimo, que  vivia e sentia o drama dos menores, foi o hoje  desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. Não raro, via-se a Kombi em que ele  percorria as ruas de Aracaju durante as noites, acompanhado de auxiliares.   Recolhiam menores, os levavam às  suas casas, se as tivessem, ou aos abrigos.  Ja se vão uns 15 anos,  muita coisa mudou, os problemas tornaram-se mais graves, a criminalidade juvenil cresceu.

A Constituição de 1988,  apelidada de cidadã pelo idealista Dr. Ulisses, criou uma vastidão de direitos, impôs ao Estado  múltiplas e largas exigências,  sem precisar exatamente de onde sairiam os recursos,  se a nossa economia estava apta a atender a tudo. Por isso, se tornam  improdutivos muitos  Termos de Ajuste de Conduta   que o Ministério Publico pressurosamente assina junto com gestores de cofres vazios.
Mas  onde existem omissões de toda a sociedade, há medidas talvez possíveis, desde que haja uma conjugação de esforços.

Quem passar à noite em torno daquele edifício apelidado Maria Feliciana, verá a cena que nos amesquinha  como cidadãos, como seres humanos. Lá estão, por vezes, mais de 20 menores perambulando ou dormindo pelos vãos das calçadas,  idades entre 5 e uns 12 anos. Esperam os ¨bons samaritanos¨   que chegam em seus veículos trazendo sopa, faina virtuosa que se repete. O fato real e cruel é que há crianças na noite do abandono. E onde estão esses Conselhos da Infância e da Adolescência,    disputados em eleições nas comunidades, com  dirigentes remunerados, dispondo de veículos, e que não aparecem ?

O que acontece em torno do    edifício sede de  órgãos públicos nos seus 27 andares,   repete-se em outros locais.  De quem a responsabilidade ? Dos Juizados,  do Ministério Público, dos Conselhos, da Prefeitura, do Estado , da União ?
Alguém, ou tantos, isoladamente, ou de preferencia juntos, deveriam assumi-la.

LEMBRANNDO  LOURIVAL E
SUA  ¨GUERRA¨ AO CIGARRO

Em relação ao vício do fumo o Brasil aparece como um caso exemplar. Aqui,    os fumantes que chegavam a 26 %  dos homens caíram para 16 %, e entre as mulheres desceram de 19% para apenas 8%. Enquanto isso, no mundo, o vício que alcançava 860 milhões, agora afeta a mais de um bilhão , lembrando que a população mundial é de 7 bilhões, assim, de cada  7  hóspedes temporários do planeta, um é fumante.  O fumo está  entre as  maiores causas de mortes.

Tudo  se fez  sem repressão, apenas com leis disciplinadoras,  esclarecimento constante. O sucesso de hoje deve-se ao começo corajoso de uma campanha iniciada sob descrédito,  e levada à frente, insistentemente, pelo senador Lourival Baptista.  Deveríamos pensar sobre a possibilidade de ser replicada,  em relação  ao flagelo das drogas, a experiência vitoriosa no caso do tabagismo.

PEDRAS CONTRA A DEMOCRACIA

Manifestantes fechando rodovias, afetando a vida, o trabalho de muitas pessoas, médicos, professores, fazendo greves insistentes e até insensatas, policiais que abandonam seus postos de trabalho em protesto, pedras que são lançadas contra policiais,  prédios públicos, ou particulares, deixam de ser atos legítimos e se tornam ameaças à democracia. Em Aracaju, assistimos  duas agressões por motivos  ideológicos, ou discordâncias. No aeroporto, contra o senador Eduardo Amorim e o deputado federal Joni Marcos,  agora, contra a empresa do deputado federal Laércio Oliveira. Esses apedrejadores, talvez tenham errado felizmente os seus alvos, mas acertaram em cheio na  essência da democracia, que é o direito sagrado de pensar e divergir.

NÃO ERA FANTASMA
ERA A TFP  DE VOLTA

Chico Varela  é um químico que na juventude sonhou em ajudar a construir a fórmula que julgava ideal para a sociedade, e por isso até imaginou substituir  o tubo de ensaio pelas armas, conteve-se, porém, e limitou-se à militância e ao protesto através da arte de representar nos palcos insubmissos. Isso lhe valeu cadeia. Hoje romancista  aplaudido, Varela teve no aeroporto de Brasília, uma volta no tempo  que nem imaginaria reviver no seu mundo da ficção. Topou com a TFP em carne e osso e grotescamente fardada com seu  atavios medievais. Pois é, ele constatou: se  retornam  às ruas esses estranhos mancebos, branquelos, quase nórdicos, portadores dessas sebosas velharias racistas, intolerantes, retrógradas, é porque andariam em busca daquilo que conseguiram ajudar a fazer em 1964. TFP é a Tradição Família e Propriedade, ou seja , a Tradição, como manutenção de privilégios, a Família, como  núcleo  exclusivo da elite branca e falsamente cristã, e a Propriedade, como direito restrito a um grupo  também de brancos,  preferentemente portadores de ¨sangue azul ¨.
Que susto !

UMA CAMPANHA QUE SE
CHAMA RAIMUNDO MELO


Atravessando a faixa de pedestre  Raymundo Melo morreu atropelado por uma moto. Cidadão exemplar, servidor publico, aos 86 anos desfrutando da aposentadoria, enquanto  ajudava  às vocações sacerdotais da Igreja Católica, e escrevia  memorias de tempos vividos,  clarificando a História.

A Loja Maçônica Cotinguiba  projeta uma ação pela cidade para   dar segurança  aos pedestres,  conferindo  importância aos espaços a eles reservados. A campanha receberá o nome de Raymundo Melo.  Houve a concordância dos integrantes da Loja Simbólica.  O venerável Ibrahim Salim vai  buscar o apoio de toda a comunidade maçônica, e  da sociedade. A campanha será coordenada pelo adepto constante das boas causas,  o escritor Domingos Pascoal.

A USINA  AVANÇA NA
BARRA DOS COQUEIROS

Na Barra dos Coqueiros avançam, com estimulante rapidez, as obras do complexo de geração de energia térmica. O canteiro de obras fica ao lado do parque de energia eólica, na estrada   Barra - Pirambú . Vale  dar uma olhada, para retemperar a confiança no nosso futuro. Trata-se de um investimento superior a cinco bilhões de reais.

UM PROJETO PARA O TURISMO

O ex-prefeito de Socorro Fábio Henrique assumiu a Secretaria de Turismo e já levou ao governador Jackson Barreto um esboço do plano  em elaboração por uma equipe técnica. Inclui ações tais como a integração do lado   sergipano, o Saco, o Pontal, ao fluxo turístico de Mangue Seco, no lado baiano. Há ideias para o turismo religioso, que começam com a montagem, em São Cristovão,  do cenário onde viveu a irmã Dulce. Ela
foi ordenada no Convento do Carmo, ali estão os moveis simples do quarto que a freira quase santificada ocupou. A Gruta anexa ao Convento onde Irmã Dulce rezava será recuperada.

Na colina de Santo Antônio,  será erguida com apoio do Instituto BANESE uma estátua gigante do Santo. O arcebispo Dom João Costa foi consultado,  deu  aval à ideia. Fábio  tem outros projetos abrangendo Canindé, Poço Redondo, o estuário do  Vaza Barris e está à cata de recursos federais.  Jackson incluiu nos projetos a reforma da Orlinha da Atalaia,  fundamental para completar o complexo praiano  de turismo e lazer.

JORGE ARAUJO E A BLITZ

O ex-deputado Jorge Araújo, agora ocupando uma assessoria do Governo, foi parado numa blitz. Os policiais o reconheceram e não revistaram o carro. Ele  pediu-lhes que fizessem o ¨baculejo ¨ abrissem também a mala. Os policiais estranharam a sugestão, e Jorge explicou:¨ eu Já fui sequestrado  meu motorista  colocado na mala do carro, mas   conseguiu fugir,  correu em busca de  providencial socorro que salvou-me a vida.¨

O CENTENÁRIO DE UM BATALHÃO

Quarteis, pelo menos no Brasil, país felizmente em paz com o mundo e infelizmente em guerra insidiosa e solerte aqui dentro mesmo, costumam ser escolas, tanto do bá-a –bá  inicial, como de tecnologias,  sobretudo de civismo. Essa tropa federal aquartelada aqui desde 1917, sob o nome de 28º Batalhão de Caçadores, tem sido, ao longo desses cem anos, uma escola que alfabetizou milhares de recrutas e os encaminhou para a vida, a civil ou  a militar. Infelizmente, os recursos escassos retiram das Forças Armadas  parte desse papel educativo e de cidadania, que se faz ao lado do indispensável treino para as ações bélicas.

As Forças Armadas  continuam sendo injustiçadas ainda, pela  quebra dos ritos constitucionais em 64, mas isso deveria ser dividido com  a sociedade civil, que foi às ruas pedir  golpe, e  apoiou  os excessos do regime.  Tudo isso já faz parte da História,  estamos diante de um novo tempo, em que  as forças armadas terão de ser vistas como  braço armado e   constitucional, indispensável, essencial, ao projeto de um  grande país, com amplas fronteiras e mares a preservar e defender, e almeja ser  respeitada potencia tropical , miscigenada, multicultural, cosmopolita, selvática, sobretudo acolhedora, e radicalmente democrática.

Quando se fala no 28º BC, para alguns, vem logo à mente os episódios que transformaram o quartel num presídio, e em 1976 na ignominia de um porão para torturas, da qual é  maior vítima o definitivamente cego,  petroleiro Milton Coelho.    Registre-se que apenas uma reduzida minoria de militares teve participação naqueles episódios tristes, e até, que o comando do 28º BC negou-se a deles fazer parte.

Enfim, o centenário do 28º BC, cujo comandante escolheu a Orquestra Sinfônica de Sergipe para encerrá-los com brilhantismo, deve ser  festa de todos os sergipanos, e de reconhecimento a um trabalho incessante em favor da coletividade, exercido com disciplina, organização e amor ao oficio,  característica que não se pode negar aos militares. O escrevinhador, por curto período, esteve preso no 28º BC, lá cumpriu depois uma longa jornada de interrogatórios.  ¨Perguntado se, respondeu que¨.

Hoje, são apenas  as boas lembranças dos treinamentos de tiro esportivo, que fazíamos com um grupo de civis e militares,  quando, mais de 20 anos depois  foi comandante o sempre proativo coronel Eduardo Pereira, que apoiava um nascente Clube de Tiro. Uma observação: Do 28º BC saíram militares que foram combater o cancro nazi- fascista nos campos  de batalha italianos, e lá serviram, depois, tantos veteranos daquela guerra. Alguns deles,  dão seus nomes à ruas da nossa Aracaju. Essa história precisa ser escrita.

O CARTÃO DE CREDITO SERGIPANO

O Cartão Banese é  único efetivamente sergipano. Deveríamos todos os que vivem  nesta terra utilizá-lo aqui dentro, deixando os outros para viagens pelo país ou  exterior. Estamos a fazer propaganda, certamente dirão. É verdade, e também um reconhecimento ao esforço que  se faz agora para que o BANESE mais e mais se torne segipanizado , ou seja, leve mais crédito, mais ações , amplie o Instituto Cultural, e se torne uma presença cada vez mais constante na vida do estado.

COMEÇA A ESCOLA  EM TEMPO INTEGRAL

Nessa segunda,  dia 10, começam as aulas nas novas escolas em tempo integral. A noticia é curta mas representa uma grande vitória da sociedade sergipana, do governo, da Secretaria da Educação, contra a maré de retrocesso movida pelo SINTESE.

GAMA RETORNA AO TEMPO DA JUVENTUDE

João Augusto Gama, o ex-prefeito de Aracaju, é agora também ex-Secretário de Planejamento e Gestão, mas se torna Secretário da Cultura. Entra com o pé direito, elogiado por todos, e reencontrando-se com  a juventude. Destacam-se nesses elogios de um recebimento festivo, aqueles escritos pelo porta-voz da juventude ledora, modernizante,  opinativa, e contestadora, representada pela prosa leve, inteligente e culta do jornalista Rian Santos.

Gama é homem de cultura e militante da cultura. Foi presidente sucessor de Jose Carlos Teixeira na SCAS , a trincheira da cultura e das artes, até em tempos em que tudo isso estava ao alcance cego, mudo e mouco da repressão, invariavelmente burra. Na Sociedade de Cultura Artística, Gama revelou-se o administrador competente, cheio também de sonhos e até dos indispensáveis devaneios. Gama já fez teatro, Gama é cidadão de muitas e boas artes.   Benvindo seja ao seu campo de origem.

JONI E O GRITO PELO NORDESTE

Em fevereiro o governador Jackson Barreto esteve com o Ministro da Agricultura Blairo Maggi, estava acompanhado pelo deputado federal Joni Marcos e pelo ex-deputado Heleno Silva, chefe do escritório de Sergipe em Brasília. Reivindicavam a liberação de milho a preços subsidiados para os criadores do semiárido sergipano. Blairo foi solicito no atendimento. Numa solenidade muito concorrida o presidente Temer anunciou que enviaria 200 mil toneladas de milho para o nordeste. Passou o tempo e nada. Soube-se que o Ministro da Fazenda recusava-se a cobrir a diferença do preço subsidiado. Na quarta- feira, dia 5, o plenário da Câmara estava repleto. O deputado Joni subiu à tribuna e fez um duríssimo discurso, defendendo o nordeste. Perguntou se o presidente Temer cumpriria a palavra ou estaria enganando os nordestinos. Na sexta feira o milho foi liberado sob a tolerância compungida do Ministro Meireles. Vindo por via rodoviária o milho demorará  ainda uns 15 dias até chegar por aqui.

Voltar